Disciplinas

Teoria da História
C.H. - 60 horas.

Ementa: Estudo acerca das perspectivas e tendências historiográficas contemporâneas a partir da análise de constituição de um “modelo moderno de história” e de sua historicidade, apontando para suas questões, problemas e desdobramentos: suas principais matrizes, suas concepções de história e representações de tempo, as formas de discurso, bem como sua relação com chamados princípios de cientificidade (relação sujeito x objeto, diálogos interdisciplinares, concepções de ciência).

 

Métodos e técnicas de pesquisa em história
C.H. - 60 horas

Ementa: Análises e discussões sobre teoria, procedimentos metodológicos no campo da pesquisa histórica, o uso historiográfico de diferentes fontes históricas, a problematização dos objetos, a construção de hipóteses de trabalho e objetivos. Construção dos instrumentos necessários para a elaboração de um texto historiográfico. Princípios para a elaboração do projeto de pesquisa.

 

Instituições e sujeitos: saberes e práticas
C.H. - 60 horas

Ementa: Problematizar os estudos acerca das instituições na historiografia recente, bem como o próprio conceito e sua utilização nas ciências sociais, apontando para a pertinência desses trabalhos, seus problemas e  possibilidades.

 

Discursos, representações: produção de sentidos
C.H. - 60 horas

Ementa: Estudo sobre a produção, a circulação e a apropriação social das formações discursivas e das representações culturais que qualificam as experiências históricas humanas e servem como referenciais para as reflexões e análises historiográficas".

 

Seminário de Dissertação
Ementa: Discussão do projeto de dissertação, bem como aprofundamento das abordagens e dos procedimentos de pesquisa. Discussão de questões teórico-metodológicas da pesquisa histórica a partir das temáticas de pesquisa dos mestrandos.

 

Tópicos especiais em cultura e identidades: intelectuais e história intelectual
C.H. - 60 horas

Ementa: Abordagens teóricas e historiográficas sobre história intelectual e os debates sobre os papeis sociais desempenhados por intelectuais no passado. Discussões sobre noções de cultura, identidade e cultura escrita. Os intelectuais e a construção de saberes, da cultura e de identidades.

 

Tópicos especiais em Metodologias e Novas Abordagens em história e cultura
C.H. - 60 horas

Ementa: Estudo de problemas teórico-metodológicos em regiões de fronteira e intercâmbio da história com outras outras ciências. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e produção de saberes híbridos.

 

Tópicos especiais em Cultura, Religião e Religiosidades
C.H. - 60 horas

Ementa: Estudo dos modos históricos de produção sociocultural de práticas e representações religiosas. Instituições e movimentos religiosos. Construção e reconstrução de crenças, práticas e discursos religiosos nas sociedades modernas. Religiosidade e sentimento religioso como elemento constituinte de identidades sociais. O papel das doutrinas na formação de identidades religiosas. Religiões, coexistência e conflitos internos ao campo religioso. O processo histórico de surgimento, organização e interpretação dos comportamentos, símbolos e linguagens nas religiões, em suas múltiplas manifestações e expressões, nas suas interfaces com a antropologia, a psicologia, a teologia e a literatura.

 

Tópicos especiais em usos sociais da história
C.H. - 60 horas

Ementa: Os usos sociais do conhecimento histórico e a teoria da História. Orientação temporal. Passado, tradição, memória e produção social das identidades. Definições de consciência histórica na filosofia e na teoria da História. O papel estratégico do ensino de história na produção e reprodução de identidades. Narrativas e metodologias de pesquisa da consciência histórica.

 

Tópicos especiais em História e Cultura Escrita
C.H. - 60 horas.

Ementa: Estudo monográfico sobre a circulação da palavra impressa nas sociedades contemporâneas em suas capacidades de transformar os modos de interação social, permitir  novas formas de pensar e modificar as relações de poder e forjar identidades em torno de comunidades de leitores.

 

Tópicos Especiais em História e antropologia: diálogos interdisciplinares
C.H. - 60 horas.

Ementa: A partir do enfoque no(s) conceito(s) de cultura e relativismo cultural, o objetivo do curso é introduzir discussões sobre as trocas interdisciplinares em regiões fronteiriças entre a história e a antropologia social e cultural.

 

Tópicos especiais em História, Cultura e Natureza
C.H. - 60 horas.

Ementa: Discussões analíticas sobre como as sociedades humanas têm transformado o mundo natural, como o mundo natural tem transformado as sociedades humanas e como as ideias e os sentimentos sobre natureza têm sido criados, pleiteados e modificados ao longo do tempo na cultura ocidental.

 

Tópicos especiais em História do Tempo Presente: Intelectuais curitibanos da primeira metade do século XX
C.H. - 60 horas.

Ementa: estudos teóricos e metodológicos sobre História do Tempo Presente; políticas da escrita e cultura escrita; historiografia sobre intelectuais na primeira metade do século XX; vida cultural da cidade de Curitiba nos anos 1920-1950: tensões entre tradição e modernidade.

 

Tópicos Especiais em História, Catolicismo e Imigração
C.H. - 60 horas.

Ementa: A cultura católica brasileira e a compreensão do processo histórico nacional. Articulações, relações e tensões entre as formas  identitárias e as vivências religiosas do imigrante europeu no sul do Brasil e as expressões institucionais e culturais  da sociedade brasileira.

 

Tópicos especiais em história e imagens fotográficas
C.H. - 60 horas.

Ementa: Estudo sobre problemas teórico-metodológicos relativos ao uso de representações imagéticas, com ênfase na fotografia, tendo em vista seu emprego como fontes documentais na produção do conhecimento histórico.

 

Tópicos especiais em História e teoria literária
C.H. - 60 horas.

Ementa: Usos historiográficos das teorias literárias. Texto, contexto e intertexto. História cultural e estética da recepção. Novo historicismo.

 

Tópicos Especiais em Culturas e Identidades de Classe
C.H. - 60 horas.

Ementa: Problematização dos processos simbólicos que perpassam a dinâmica da formação e reconfiguração da classe trabalhadora em diferentes contextos históricos, enfatizando as experiências que assumem forma de identidade de classe em suas múltiplas manifestações.

 

Tópicos especiais em história, música e cultura
C.H. - 60 horas.

Ementa: A Música Popular Brasileira: abordagens na pesquisa histórica. Os sujeitos da música: territórios, sociabilidades, identidades. Música popular no Brasil republicano: os sons da nação; os sentidos de brasilidade. Confrontos e diversidade cultural: a cidade e o campo; o urbano e o rural; a casa e a rua.

 

Tópicos especiais  em intituições e doenca no Brasil republicano
C.H. - 60 horas.

Ementa: Análise e discussão de aspectos teóricos e metodológicos da historiografia produzida sobre as instituições públicas, privadas e filantrópicas relacionadas à questão do combate e da prevenção das doenças no Brasil Republicano.

 

Tópicos especiais escrita da história e invenção de identidades
C.H. - 60 horas.

Ementa: Abordagens acerca de diferentes perspectivas interpretativas da História do Brasil, focando principalmente o entrelaçamento entre a produção dessas leituras e a busca e constituição em torno das ideias de Identidade Nacional – atinentes a essas interpretações – buscando perceber as diferenças de orientação que embasam essas mesmas interpretações e ideias.

 

Tópicos especiais em História e Cultura
C.H. 60 horas

Ementa: Abordagens teóricas e historiográficas sobre história e cultura e cultura popular. Discussões sobre noções de cultura, cultura popular. Os intelectuais e as apropriações da cultura popular no Brasil.

 

Tópicos Especiais em Intelectuais e pensamento social brasileiro
C.H. 60 horas

Ementa:Estudar princípios e questões afetas ao pensamento social brasileiro, produzidas por intelectuais que problematizaram e interpretaram a formação social nacional.

 

Tópicos Especiais em práticas educativas e de saúde no Brasil
C.H. 60 horas

Ementa: Estudar ideias de saúde e doença e as diferentes propostas e estratégias educacionais (não escolares) no campo sanitário brasileiro.

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