Estrutura Curricular

Integralização: As durações mínima e máxima para o curso de Mestrado são de 12 (doze) e 24 (vinte e quatro) meses, respectivamente, com prorrogação de no máximo de 6 (seis) meses, quando devidamente justificada pelo orientador e aluno e aprovada pelo colegiado.

Créditos do programa: Para a obtenção do título de Mestre em Ciências Biomédicas serão exigências do programa que o aluno cumpra o total de 20 créditos dos quais 16 (dezesseis) serão em disciplinas obrigatórias e 4 (quatro) em disciplinas optativas. Os 16 (dezesseis) créditos obrigatórios serão distribuídos da seguinte forma:
- 4 (quatro) créditos na disciplina de orientação de dissertação e tese (ODT I e II) (Conforme Resolução CEPE Nº 021 de 21/03/2006 da UEPG) - 1º e 2º semestres;
- 2 (dois) créditos na disciplina de estágio em docência;
- 4 (quatro) créditos na disciplina de seminários (até 25% da carga horária poderá ser validada por participação em eventos científicos);
- 6 (seis) créditos em disciplinas obrigatórias da área de concentração, a saber, disciplina de Fisiologia Geral para a área de Fisiopatologia e Biologia de células eucarióticas e procarióticas para a área de Biologia Celular e Molecular.

Os demais 4 (quatro) créditos deverão ser cursados em disciplinas optativas ofertadas no curso e/ou em disciplinas de outros cursos de pós-graduação internamente ou externamente à UEPG.

As disciplinas poderão ter carga horária teórica (T) e/ou pratica (P) e cada crédito corresponde a 15 horas.

Ofertas de disciplinas: Além de cursar as disciplinas obrigatórias e optativas ofertadas pelo programa, o aluno poderá, juntamente com seu orientador, buscar disciplinas para complementar sua formação nos diferentes cursos de pós-graduação dentro e fora da UEPG respeitando autorização previa do referido curso.

Atividades de orientação: O desenvolvimento do projeto de pesquisa poderá contemplar um co-orientador interno ou externo à UEPG, podendo parte da pesquisa ser realizada em sistema de colaboração, incentivando o intercâmbio interinstitucional.

Exame de Qualificação: O aluno deverá se submeter ao exame de qualificação no máximo 12 (doze) meses e no mínimo 3 (três) meses antes da defesa da dissertação.

Defesa e Dissertação: Para obter o titulo de Mestre em Ciências Biomédicas o aluno deverá ser aprovado em defesa pública de dissertação após obter o número de créditos em disciplinas e ter sido aprovado no exame de qualificação.