HISTÓRICO

                  A proposição do Departamento de Pedagogia assentou-se na idéia de que a pedagogia é muito mais do que um curso; trata-se de um campo de conhecimento com objeto, formas e métodos específicos.
                  Paradoxalmente, a definição de tal objeto tem se revelado, ao longo dos anos, um cenário de intensos debates com posições que, em alguns casos, são não apenas diferenciadas como contraditórias e excludentes.
                 Sem intencionar ater-se a tais debates – o que inevitavelmente impediria uma conclusão, haja vista que as diferentes correntes e posições permanecem coexistindo – é possível depreender que a pedagogia é o campo que produz conhecimento a partir da relação entre a teoria e práticas educativas.
                 Nesse sentido, entendemos que o Departamento de Pedagogia será aquele que articulará os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão em torno da área do conhecimento e disciplinas que tratam da problemática educativa numa perspectiva de articulação e construção de sínteses entre o conhecimento produzido pelas demais ciências da educação (filosofia da educação; sociologia da educação; psicologia da educação, ou seja, os fundamentos da educação) e a prática pedagógica desenvolvida em espaço educativos ou não.
                 O Departamento de Pedagogia teve sua origem a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. O Departamento de Pedagogia foi criado através da Resolução Univ. nº 1 de 24 de maio de 2011 e passou a integrar o Setor de Ciência Humanas, Letras e Artes.