HISTÓRICO

                  Departamento de Engenharia, criado pela Resolução R.SG/015, de 31 de Dezembro de 1975, vinculado ao Setor de Ciências Exatas e Naturais.
                  Com o reconhecimento do curso pelo MEC, o Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Ponta Grossa passou a ter assento no Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Arquitetura, CREA, participando dele ininterruptamente.
                  Desde o reconhecimento do Curso de Engenharia Civil pelo MEC, o Departamento, através de seus docentes, participa ativamente da administração universitária, seja ocupando cargos eletivos, seja pela ocupação de funções por convite.
                  Professores do curso já ocuparam, desde então, cargos como Reitor da UEPG, Pró-Reitor, Diretor de Setor, Prefeito do Campus, Chefe de Divisão, Membro dos Conselhos Superiores, ocasião em que seus representantes têm demonstrado reconhecida competência.
                Os docentes pós-graduados vêm desenvolvendo pesquisas em áreas especificas como Hidráulica e Saneamento, Construção Civil e Estruturas, com a participação de acadêmicos em Projetos de Iniciação Cientifica, tanto com bolsas de estudos pelo programa PIBIC/CNPq-UEPG, como na condição de voluntários.
                  Merecem destaque também as ações extensionistas do Departamento de Engenharia Civil, como é o caso dos convênios mantidos com a SANEPAR, para a preservação dos mananciais e a formação do Ecomuseu do Saneamento, além do projeto desenvolvido por acadêmicos no Distrito de Itaiacoca, na zona rural de Ponta Grossa, Através do qual se procura atender as necessidades básicas de moradia e saúde da população local. Soma-se a essas atividades a prestação de serviços à comunidade, particularmente pelo laboratório de Materiais de Construção, com ensaios e pelo Laboratório de Mecânica dos Solos e Pavimentação, na realização de estudos geotécnicos utilizados nos projetos de pavimentação.
                  É também relevante a participação do Departamento no NUCLEAM – Núcleo de Estudos em Meio Ambiente – atuando no desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas em parceria com outros departamentos.