LABORATÓRIOS

Centro de Documentação e Pesquisa em História

           A pesquisa histórica de modo geral permite que se ampliem as possibilidades de desvendar os múltiplos processos vivenciados pela sociedade. Dessa maneira, buscando disponibilizar trajetos que nos conduzam a perceber as trilhas percorridas, as relações, as emoções, os sentimentos, os conflitos presentes no convívio-social de determinada sociedade é que nos dedicamos à guarda e à preservação de documentos, que tratem da história regional.
           A preservação documental contempla, necessariamente, a questão da identidade regional. Só a memória, desde que recuperada, identificada e analisada, pode, de alguma forma, evitar a perpetuação dos erros do passado, no caso, a destruição de muitas fontes históricas.
Diante da diversidade dos fundos abrigados inicialmente na Sala do Centro Cultural Euclides da Cunha, da necessidade de sua regulamentação e ampliação do espaço físico foi criado o Laboratório de Pesquisa em História, em 1998, o qual atualmente está constituído por dois ambientes: Sala do Centro Cultural Euclides da Cunha e Sala da Documentação Judiciária.
           Atualmente recebe a denominação de Centro de Documentação e Pesquisa em História, o qual tem como objetivos a preservação de acervos documentais e bibliográficos doados ao Departamento de História; a preservação documental de acervos históricos locais/regionais que estejam se deteriorando ou com riscos de perdas/descartes; proporcionar instrumentos de pesquisas à projetos de Graduação, Pós-Graduação; oportunizar campo de estágio para acadêmicos do cursos de Licenciatura e Bacharelado em História, e outras áreas afins; disponibilizar para pesquisas fontes para a história regional.  

ENDEREÇO:

Centro de Documentação e Pesquisa em História
Departamento de História
Bloco Didático de Artes e História / Campus de Uvaranas
Av. Carlos Cavalcanti, 4748
Telefone: (042) 3220-3794