HISTÓRICO DO CURSO DE LETRAS

                  O Curso de Letras, sob a denominação de Bacharelado em Letras Neolatinas, foi criado concomitantemente com os cursos de Bacharelado em Geografia e História e Bacharelado em Matemática, como componentes da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa, através do Decreto no. 8.837, de 08 de novembro de 1949, assinado pelo então Governador do Estado Moisés Lupion. A instalação oficial da Faculdade e de seus cursos deu-se em sessão solene levada a efeito no salão nobre do Colégio Estadual Regente Feijó, com a presença de vinte e uma personalidades da comunidade pontagrossense.

                  A primeira turma de dezoito (18) Bacharéis, constituída de dez (10) mulheres e oito (8) homens, foi graduada em 13 de dezembro de 1952, no Cine Teatro Ópera. Desses 18, nove (9) mulheres e sete (7) homens, em 10 de março de 1954, já no Salão Nobre das Faculdades, atual grande Auditório do Bloco A do campus central, receberam o grau de Licenciados por terem concluído o curso de Didática, correspondente à atual Licenciatura.

                  O Departamento de Letras foi criado em 1963, muito embora o Curso de Letras tenha sido fundado em 1949 com a instalação da primeira instituição de ensino superior em Ponta Grossa: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Em 1993, ocorreu o desmembramento do histórico Departamento de Letras em Departamento de Letras Vernáculas (DEEL) e Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DELIN).

                  Muito embora o Centro de Publicações da UEPG somente tenha sido criado em janeiro de 1992, o Departamento de Letras Vernáculas é pioneiro na criação e na valorização de um espaço de divulgação da produção científica com a publicação ininterrupta da revista. UniLetras foi criada em 1979, com periodicidade anual, e. atualmente é Qualis B2.  UniLetras tem por objetivo disseminar a produção científica e cultural na área de Letras (Lingüística, Filologia e Literatura) dos integrantes do respectivo departamento, aceitando também trabalhos de outras instituições de ensino, bem como, eventualmente, trabalhos de áreas afins (História, Filosofia, Educação). Sua circulação se dá em âmbito nacional e internacional.

                  Além da Revista  UniLetras , o Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem edita a Revista  Muitas Vozes , atualmente B2 na classificação do  Qualis .

                  A   Muitas Vozes  é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e tem como proposta promover reflexões sobre questões de linguagem em suas múltiplas manifestações, divulgando resultados de pesquisas da área de Letras e Linguística, separadamente ou em interseção com áreas afins. 

                  A  revista aceita colaborações vinculadas à seção Dossiê de cada número de acordo com os temas divulgados no início do ano. Os textos dirigidos às demais seções – Artigos de temática livre, Resenhas e Documentos  – são recebidos em fluxo contínuo. A seção Documentos inclui ensaios acadêmicos, debate, entrevistas etc. São aceitos trabalhos de alunos de graduação, de graduados e de mestrandos, desde que em coautoria com o orientador doutor. 

                  Em 2010 teve início o Programa de Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade, hoje, denominado Mestrado em Estudos da Linguagem. Recomendado pela CAPES em 2009, com Conceito 3. O programa de mestrado concentra-se na área de Linguagem, Identidade e Subjetividade e tem como objetivos formar pessoal qualificado para exercício das atividades profissionais de ensino e pesquisa em estudos da linguagem, propiciar reflexões sobre questões relacionadas a esse ensino e formação de professores de línguas, além de desenvolver pesquisas e estudar as identidades periféricas e suas expressões nas literaturas de língua Portuguesa e línguas estrangeiras.

                  Em 01 de Janeiro de 2015, após alguns anos de reflexão coletiva entre os docentes, os departamentos de Letras Vernáculas e Línguas Estrangeiras passam a compor um único departamento: O Departamento de Estudos da Linguagem-DEEL.

                  Os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciaturas em Letras Português/Língua Estrangeira (PPC) comprometem-se com a formação inicial de professores para a área de língua portuguesa e literaturas em língua portuguesa e línguas estrangeiras (espanhol, francês e inglês) e suas respectivas literaturas.

                  Esta nova proposta curricular foi desenhada com base na integração de áreas de conhecimento e abalizada em quatro palavras-chave: leitura, escrita, oralidade e ensino.

                  Nesse contexto, o estágio passa a ser responsabilidade do novo departamento. Portanto, a realocação da disciplina de Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa/Língua Estrangeira e Literaturas tem por objetivo uma aproximação e uma construção conjunta de conhecimento e projetos dos professores de línguas e literaturas. Essa aproximação é fundamental para a formação de um licenciando na perspectiva do professor pesquisador em que ensino, pesquisa e extensão estabelecem um diálogo para além das fronteiras do espaço universitário.

                  Nessa perspectiva, o espaço universitário passa a ser fundamental para a construção da identidade docente dos futuros docentes, uma vez que, na direção assumida, a universidade deve garantir o acesso aos conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade, no intuito de que, no processo da relação do aluno com o saber, ele se constitua criticamente e seja capaz de atuar ética e politicamente nas transformações da sociedade em que está inserido.

                  Assim, à universidade cabe o papel de formar o aluno para essa nova situação e criar meios de conscientizá-lo de que suas ações podem gerir mudanças, transformações significativas não só em seu entorno, mas também em um contexto global. À universidade cabe problematizar a realidade facilitando aos alunos a reflexão e o posicionamento crítico, uma vez que serão formados para o exercício de uma profissão. Mais do que isso, devem ser formados para serem cidadãos mundiais.

                  Portanto, uma das funções da universidade é ser um espaço de formação no qual se prioriza a aprendizagem pautada na relação do aluno com o mundo. Extrapola-se, assim, a dimensão da sala de aula e se avança em direção a outros domínios envolvidos no espaço universitário: o da pesquisa e da extensão.

                  Para maiores informações, acesse os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciaturas em Letras:

                  Links para acesso aos três PPCs (2015):

                                    Licenciatura em Letras Português/Inglês:
                                    http://www.uepg.br/cepe/atosoficiais/2015/014.pdf

                                    Licenciatura em Letras Português/Francês:
                                    http://www.uepg.br/cepe/atosoficiais/2015/015.pdf

                                    Licenciatura em Letras Português/Espanhol:
                                    http://www.uepg.br/cepe/atosoficiais/2015/016.pdf