HISTÓRICO                 

                         O Departamento de Educação foi criado em 12 de janeiro de 1972, sendo que o seu primeiro chefe foi o professor Marjan Pawloski.

COLEGIADO

                         O Curso de Pedagogia já possui a maturidade dos 40 anos, tendo ofertado a primeira turma em 1962. Inicialmente a Coordenação esteve sob a responsabilidade do Departamento de Educação. Em 1973 o Colegiado foi organizado, passando então a assumir as atribuições inerentes ao funcionamento do Curso.                          Atualmente, o Colegiado congrega representantes dos Departamentos que oferecem disciplinas na grade curricular do Curso, ao longo dos 4 anos de formação do Pedagogo. Está composto por um Coordenador e um Vice-Coordenador, eleitos para mandato de 2 anos, além de representantes dos Departamentos de Métodos e Técnicas de Ensino, Educação e Letras Vernáculas.
                        O trabalho do Colegiado objetiva subsidiar o corpo Docente quanto à questões curriculares, avaliativas, discutindo ainda as dificuldades concernentes aos processo de ensino – aprendizagem.
                        No aspecto de gestão administrativa-pedagógica, responsabiliza-se pela organização de horários, acompanhamento do desempenho docente e discente, bem como pela proposição e realização de cursos, e demais eventos de cunho teórico-prático, que propiciem embasamento de qualidade para o exercício profissional futuro.