HISTÓRICO

                  O Departamento de Biologia Estrutural, Molecular e Genética teve seu início a partir do Departamento de Biologia Geral, o qual pertence ao Setor de Ciências Biológicas, e foi criado pela Resolução Universitária Nº 17 de dezembro de 2002.
                  Os professores que fundaram o Departamento foram Ana Carolina Martins Wille, Dra. Célia M Da Lozzo Lopes, MSc. Cristina Lucia Sant'ana Costa Ayub, MSc.José Rosa Gomes, Dra. Mara Cristina de Almeida Matiello, Dra. Marcia Regina Paes de Oliveira, Dr. Marcos Pileggi, Dra. Maria Albertina de Miranda Soares, Dr. Roberto Ferreira Artoni e MSc. Sonia Alvim Veiga Pileggi. A primeira Chefe de Departamento foi a Profa. Dra. Mara Cristina de Almeida Matiello e sua adjunta a Profa. Dra. Márcia Regina Paes de Oliveira.
                  A criação do Departamento de Biologia Estrutural, Molecular e Genética teve como objetivo repensar o compromisso com a qualidade do ensino, pesquisa e extensão e agregar educadores e pesquisadores com a mesma identidade de uma estrutura departamental. As características peculiares deste novo Departamento são a sua diversidade de disciplinas e a oferta para a maioria dos cursos das Ciências Biológicas e da Saúde especialmente no que se refere às séries de base.
                  O novo departamento pode ser reconhecido como um doador nato de conhecimento para a boa formação dos acadêmicos das áreas de Saúde e Ciências Biológicas. As áreas do conhecimento contempladas no Departamento de Biologia Estrutural, Molecular e Genética, segundo a tabela do CNPq para as Ciências Biológicas são: Genética, Biologia Celular, Biologia do Desenvolvimento, Histologia, Biologia Molecular, Imunologia, Microbiologia e Biofísica.