PESQUISAS

Os trabalhos de pesquisa sempre foram uma constante entre os professores do Departamento de Engenharia de Alimentos da UEPG. São vários os temas trabalhados, desde a caracterização e modificação de matérias primas, passando pelo desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos, até o aproveitamento de subprodutos e tratamento de resíduos.
Apresenta-se na sequência as linhas de pesquisa desenvolvidas por nossos professores:

 

- Prof. Dr. Alessandro Nogueira
Na linha de pesquisa Bioprocessos e Alimentos Fermentados e no Grupo de Trabalho sobre a maçã estuda os seguintes temas: aptidão de cultivares de maçãs para processamento; desenvolvimento de novos produtos; bebidas não-alcoólicas; bebidas alcoólicas; tecnologia de fermentações; microbiologia industrial; bioaromas; compostos bioativos; processamento, maturação e qualidade de queijos convencionais e maturados. O professor é bolsista em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT-II/CNPq) e atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UEPG orientando alunos de Mestrado e de Doutorado.

- Prof a. Dr a. Aline Alberti
Tem projetos na área de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Bebidas, Fermentações e Análises por Cromatografia Líquida (HPLC). Atua, principalmente, nos seguintes temas: processamento e qualidade de suco de maçã e da sidra, fermentação alcoólica, compostos fenólicos e atividade antioxidante. A professora atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UEPG orientando alunos de Mestrado.

- Prof a. Dr a. Ana Cláudia Barana
Estuda o tratamento biológico de resíduos visando a remoção de matéria orgânica e nutrientes. Também estuda o aproveitamento de subprodutos agroindustriais no desenvolvimento de novos produtos. A professora atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UEPG orientando alunos de Mestrado e de Doutorado.

- Prof. Dr. Daniel Granato
Estuda a composição fenólica e a funcionalidade  in vitro  de extratos vegetais para desenvolvimento de alimentos de origem vegetal e animal bem como estuda a comparação de diferentes métodos estatísticos para análise de dados. A padronização e validação de métodos analíticos para avaliação da atividade antioxidante e composição fenólica também são parte da pesquisa. O professor atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UEPG orientando alunos de Mestrado e de Doutorado.

- Prof a. Dr a. Deise Rosana Silva Simões
Estudos e aplicação de técnicas de análise sensorial em produtos alimentícios e desenvolvimento de produtos de origem animal.

- Prof a. Dr a. Eliane Dalva Godoy
Estudos para aplicação da biomassa de  Spirulina platensis  e subprodutos agroindustriais no desenvolvimento de alimentos funcionais. A professora atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UEPG orientando alunos de Mestrado.

- Prof. MSc. Guilherme de Almeida Souza Tedrus
Estuda os temas legislação de alimentos, tecnologia de leite e derivados, panificação, segurança dos alimentos, qualidade e boas práticas de fabricação. Trabalha mais especificamente com desenvolvimento de tecnologia de fabricação de queijo maturado por bactérias e fungos na superfície.

- Prof. Dr. Ivo Mottin Demiate
O professor é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – Nível 2 na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Estuda as propriedades térmicas e estruturais de pastas de amido de diferentes fontes modificadas por tratamentos químicos e/ou físicos. O professor atua como docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos e de Zootecnia da UEPG orientando alunos de Mestrado e de Doutorado.

- Prof a. Dr a. Lara Tschopoko Pedroso Pereira
Trabalha com avaliação e controle de qualidade dos alimentos, atuando, principalmente com qualidade, segurança de alimentos e validação de metodologia analítica. A professora também coordena de projeto de pesquisa desoxinivalenol em farinha de trigo e participa de projeto de Pesquisa sobre desenvolvimento de tecnologia de fabricação de queijo maturado por bactérias e fungos na superfície.

- Prof a. Dr a. Luana Carolina Bosmuler Züge
Participa de projeto de pesquisa, em conjunto com outros professores do Departamento de Engenharia de Alimentos, sobre fabricação de queijo maturado por bactérias e fungos na superfície, com foco na área microbiológica.

- Prof. Dr. Luiz Gustavo Lacerda
Estudos das propriedades térmicas e estruturais de pastas de amido de diferentes fontes modificadas por tratamentos químicos e/ou físicos. Aproveitamento de matérias-primas funcionais para obtenção de cerveja.  O professor atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UEPG orientando alunos de Mestrado e de Doutorado.

- Prof. Dr. Marco Aurélio Praxedes
Coordena projeto de pesquisa que estuda aplicação de modelagem matemática e computação na ciência e tecnologia de alimentos.

- Prof a. Dr a. Mareci Mendes de Almeida
Atua na área de enzimologia e alimentos funcionais. Estuda a produção de enzimas microbianas, utilizando subprodutos agroindustriais, com atividade hidrolítica como lipases e com atividade de transglicosilação, para produção de oligossacarídeos prebióticos. E atua no controle de qualidade do mel através de análises físico-químicas e determinação de atividade antimicrobiana, antioxidante e perfil de fenólicos.

- Prof a. Dr a. Marina Tolentino Marinho
Estuda Tecnologia de Óleos e Gorduras, Tecnologia de Produtos de Origem Animal e Análise Instrumental de Alimentos. A professora atua como docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UEPG.

- Prof a. Dr a. Renata Dinnies Santos Salem
Atua nos temas: avaliação física, química e físico-química de alimentos, antioxidantes naturais, compostos fenólicos, tecnologia de óleos e gorduras, tecnologia de leite e derivados com ênfase em produção de queijos e bebidas à base de soro de leite, e segurança alimentar. A professora atua como docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UEPG.