HISTÓRICO

                  A Faculdade Estadual de Direito iniciou sua história em 21 de janeiro de 1958, tendo sido criada pela Lei nº 2.179, de 04 de agosto de 1954 e reconhecida pelo Decreto Federal nº 50.355, de 18 de março de 1961.
                  A partir do ano de 1970, com a criação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, o Departamento de Direito foi implantado fundindo-se na nova estrutura universitária e assim permanecendo até o mês de abril do ano de 1999.
                  O Setor de Ciências Jurídicas foi criado em 22 de outubro de 1998, através da Resolução Universitária n.º 043, e instalado em 05 de abril de 1999. É um dos seis Setores de Conhecimento em que se estruturam as atividades administrativas, didáticas, pedagógicas e científicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
                  O Departamento de Direito Processual foi criado através do desmembramento do antigo Departamento de Direito, quando da criação e instalação do Setor de Ciências Jurídicas e das demais unidades departamentais: Direito do Estado e Direito das Relações Sociais.
                  A unidade departamental iniciou suas atividades em data de 1º de maio de 1999, tendo sido aclamado como primeiro chefe o Professor Euclides Sérgio Ribas Caldas, o qual exerceu dois mandatos. Posteriormente, assumiram a chefia do departamento os professores Dircéia Moreira, José Jairo Baluta, Gracia Maria Vassão Iezak e, atualmente, José Jairo Baluta.