Centro de Documentação e Pesquisa em História

Histórico do CDPH

Um pouco da trajetória do CDPH
Foi criado em agosto de 1995, com o recebimento da doação do acervo documental e bibliográfico do Centro Cultural Euclides da Cunha, com intuito de preservação documental e de propiciar o acesso à pesquisa acadêmica e às atividades de ensino. Instalado em uma antiga sala de aula/laboratório, recebeu a denominação de Sala do Acervo Centro Cultural Euclides da Cunha. Nos anos seguintes outros acervos de temáticas diversificadas foram focados no intuito de preservação documental e recebidos em doação. Em 1996, através de um projeto de pesquisa departamental viabilizou-se o acesso e o contato com fontes primárias produzidas pelo poder judiciário local. E em março de 1997, o Fórum de Ponta Grossa passa a guarda dos processos-crimes que transcorreram na 1ª. Vara Criminal, entre 1884-1976 para a Sala do Acervo CCEC. No ano seguinte, recebe o acervo documental e bibliográfico da biblioteca particular e acervo documental do Prof. Faris Michaele, fundador do Centro Cultural Euclides da Cunha. Nos anos posteriores, outras doações de acervos significativos para a história local e regional foram encaminhadas para a Sala do Acervo e Sala de Documentação Judiciária. Em 2007, recebe a doação do acervo documental e fonográfico de Alceu Schwab. Em 2008, a doação da coleção do jornal local “Jornal da Manhã”, com publicações de agosto/1954 a agosto/2007.
Em sua trajetória histórica o CDPH recebeu diferentes nomes. Primeiramente, era tão somente a Sala do Acervo CCEC. Em 1998, denominado Laboratório de Pesquisa em História, em que o acervo judiciário recebe uma ambientação especifica - a Sala de Documentação Judiciária - em um espaço alugado pela universidade para alocar alguns outros setores da universidade. O Laboratório de Pesquisa em História passa a ser subdividido em dois espaços: Sala do Acervo CCEC e Sala de Documentação Judiciária. A partir de 2006, o Laboratório de Pesquisa em História estrutura-se com normas internas e regimento próprio, de acordo com o disposto na Resolução Universitária nº. 52, de 04/08/2006.
A partir do segundo semestre de 2009, com a inauguração do novo espaço para o curso de História no Campus de Uvaranas, o antigo Laboratório recebe a atual denominação de ‘Centro de Documentação e Pesquisa em História/UEPG’, mantendo a disposição inicial dos dois espaços físicos anteriores para a guarda documental: Sala do Acervo Centro Cultural Euclides da Cunha e Sala de Documentação Judiciária.